sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Assoreamento do lago igapó

Mudando de assunto...





A profundidade da água diminuiu bastante em um ano e a população não vê nenhuma providência sendo tomada para resolver o problema em Londrina. O Igapó está tão raso que é possível caminhar da margem até o meio do lago.
Paraná TV 1ª edição – Londrina | Última atualização: 23/09/2011 11h40


link da reportagem http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1639888-7823-ACUMULO+DE+LIXO+E+TERRA+NO+FUNDO+DO+IGAPO+ESTA
+CADA+VEZ+MAIOR,00.html

   
         
        Um lindo ponto turístico de nossa cidade desde alguns anos vem sofrendo um processo de assoreamento após a última limpeza feita em 2001 que por causa do mesmo problema foi esvaziado, pois o grande acúmulo de terra, areia e lixo que é jogado no lago ou mesmo sendo jogado indiretamente ele chegará ao igapó o lago de Londrina.
         Este problema não é simples, pois para refazer o que foi feito em 2001, terá de desembolsar uma grande quantia em dinheiro para que comecem o serviço. Isto não adiantaria se fosse feito a limpeza, para que em poucos anos tiver que novamente ter que fazer o mesmo processo por causa da má educação ambiental da população.
          Para este fim teria que a população fosse mais educada, por exemplo, fazer algo que contribuísse para o lago começando onde pode se jogar lixo. Com isso o lago não ficará bonito somente de longe, mas quando as pessoas que forem passear caminhar ou brincar as margens do lago fiquem tão admiradas com sua beleza quanto uma pessoa que vê uma foto do lago igapó.




Assoreamento sufoca Igapó

Lago, que já teve mais de três metros de profundidade, hoje apresenta
pontos com menos de 20 centímetros




  Em lagos artificiais o processo de assoreamento é um processo natural, e para se completar esse assoreamento são necessários  1000 anos , porem esse processo tem sido intensificado em todos os lagos igapós de Londrina ou seja  em apenas décadas o mesmo pode se assorear por completo deixando de existir, a grande causa por esse problema estar acontecendo foi a grande valorização na região da gleba Palhano e a alta urbanização daquela área de forma descontrolada . 
  O grande dilema é tentar reverter essa situação , e na verdade o que realmente faltar a é conscientização das pessoas, falta de cuidado com  a natureza  lugares ex: jogar lixo em lugares impróprios, desmatar as áreas verdes de londrina e etc ,o que   falta também é a melhor a atuação da prefeitura nessa  área , para que talvez com a população fazendo a sua parte esse estado em que os lagos igapós se encontram possa ser revertido ! 




Igapó pode voltar a transbordar


Assoreamento do lago pode tornar recorrente cenas como a do último final de semana; município anuncia mais rigor na fiscalização





Com todos os problemas que vem acontecendo ultimamente, o estado em que  Londrina se encontra chega a ser preocupante,  e esse descuido com o meio ambiente vem mostrando as conseqüências de forma desastrosa, com alagamentos pela cidade, assoreamento desequilibrado nos lagos , e muitos outros acontecimentos .


E o que aconteceu nesse fim de semana de muita chuva, pode vir a se repetir sempre que o tempo fechar, e em graus cada vez piores de periculosidade, o que realmente precisamos fazer é abraçar a causa e tentar sermos melhores,  colaborando com a natureza e fazendo nossa parte !


 




Chuvas levam terra de obras e lixo de empreendimentos ao Lago Igapó II, em Londrina



O grande mistério pelo assoreamento do lago igapó foi enfim revelado : duas empresas do setor da construção civil e um empreendimento são quem estão provocando grande parte desse problema .
Uma das empresas já se desculpou pelo ocorrido e disse que tomara as providencias necessárias para resolver esse problema o, mas rápido possível, porem a outra empresa não se manifestou  ainda , a secretaria do meio ambiente disse que se as coisas continuarem assim serão necessárias tomar providencias serias, multaram com mais rigor aqueles que não agirem de maneira respeitosa com a natureza e com a população londrinense , resta-nos saber se essa decisão será realmente tomada caso não haja cumprimento de regras, ou se ela só ficara no papel.

 

Assoreamento do lago está em nível extremo

Para prefeito, construtoras devem ser corresponsabilizadas; especialistas veem transbordamento do Igapó como sinal de alerta



http://www.jornaldelondrina.com.br/edicaododia/conteudo.phtml?id=1181718&tit=assoreamento-do-lago-esta-em-nivel-extremo

Se não forem tomadas providências para conter o assoreamento, o principal cartão-postal de Londrina corre o risco de desaparecer em poucas décadas. Ao longo dos anos, o lago Igapó – formado pelo represamento do Ribeirão Cambé e afluentes - sofre em toda sua extensão com despejo irregular de esgoto e detritos, a maioria carregados até seu leito pelas galerias de águas pluviais, que desembocam diretamente no local.
Vamos cuidar do nosso tao querido e criticado lago Igapó !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário